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Saiba como rodar em terrenos difíceis com habilidade.
 
 LAMA
Em superfícies enlameadas procure usar uma marcha baixa, aumentando um pouco a velocidade, e evite acelerações exageradas que possam fazer o veículo patinar. Caso o veículo começar a patinar, tente mover o volante de um lado para o outro para que os pneus tenham uma maior tração. Em situações com muita lama é indicado fazer uso da reduzida (4L / 4LO).
 AREIA
Em situações com areia solta (não compactada) procure manter uma velocidade constante, usando a tração 4x4. A areia solta reduz muito a tração prejudicando a performance do veículo. Caso o veículo atole, engate a reduzida e tente dar ré, acelerando com cuidado para não atolar ainda mais o veículo.
 ROCHA
Em terreno rochoso deve-se tomar cuidado com a parte de baixo do veículo, evitado assim danos no diferencial ou na transmissão. Neste caso a força de tração é muito importante. Manter-se em primeira ou segunda marcha com uma relação baixa é o ideal para vencer os obstáculos.
 
 ÁGUA
Ao passar em lugares onde a água possa atingir o motor é muito importante que as partes elétricas estejam bem protegidas nas partes vulneráveis. Evite que a água penetre no escapamento e no motor. Veículos equipados com snorkel tem mais chances de atravessar rios mais profundos ou lugares alagados sem maiores problemas. Antes de atravessá-los é importante inspecionar o percurso: procure o melhor lugar e cuidado com correntes fortes. Geralmente, rios sem correnteza costumam ser lamaçentos. Verifique a profundidade da água e certifique-se de que não existem buracos ou obstáculos que possam atrapalhar a travessia.
 
 SUBIDAS E DESCIDAS
Em subidas íngremes com terreno desnivelado se faz necessário uma força de propulsão adicional, para isso faça uso do sistema de reduzida (4L / 4LO). Em descidas íngremes o uso da reduzida também é importante, principalmente se o terreno estiver enlameado, pois o uso do freio poderá travar as rodas fazendo com que o veículo escorregue. Descer em primeira marcha reduzida, utilizando o freio com cuidado, é a maneira mais segura para esta condição.
 

Utilizando o sistema de tração.
2WD
Esta posição é designada para a condução do veículo em superfícies duras sob condições normais quando não for necessário acionar a tração nas 4 rodas.
4x4
PART TIME
Esta posição é designada para a utilização temporária da tração nas 4 rodas quando o veículo estiver sendo conduzido em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou estradas que exijam maior tração. Quando ativada, os eixos dianteiro e traseiro são mecanicamente interligados, girando na mesma velocidade. Não use 4x4 PART TIME em estradas secas e pavimentadas.
4x4
FULL TIME
Esta é a principal posição de tração nas 4 rodas. Quando acionada, os eixos dianteiro e traseiro podem girar em velocidades diferentes, acentuando a capacidade de manobras. Use o sistema 4x4 FULL TIME ativado durante todo o tempo, para qualquer tipo de superfície, se desejar.
4 LO
Esta posição é projetada para utilização temporária da tração nas 4 rodas, quando as condições de utilização do veículo exigirem uma força de propulsão adicional em velocidade reduzida. Use ativado para máxima tração nas 4 rodas, em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou em subidas e descidas íngremes. Não use o 4 LO em superfícies pavimentadas e secas.
NEUTRO
Esta posição desengata os eixos do conjunto de força. Utilize para rebocar o veículo.
2H
Esta posição é designada para a condução do veículo em superfícies duras sob condições normais quando não for necessário acionar a tração nas 4 rodas.
4H
Esta posição é projetada para o uso temporário da tração nas 4 rodas. Utilize em caso de chuva, neve, lama, areia ou ao dirigir fora da estrada. Não use 4H em estradas secas e pavimentadas.
4L
Esta posição é projetada para utilização temporária da tração nas 4 rodas, quando as condições de utilização do veículo exigirem uma força de propulsão adicional em velocidade reduzida. Use ativado para máxima tração nas 4 rodas, em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou em subidas e descidas íngremes. Não use 4L em estradas pavimentadas e secas.

 
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