|
|
Loja
 
 
   Enviar matéria por e-mail   Versão p/ impressão  
Camel Trophy
O evento off-road que virou lenda entre os amantes do 4x4.
O Camel Trophy, que teve sua primeira edição em 1980, nasceu da idéia de se criar uma expedição off-road em lugares mais remotos do planeta, com suas condições naturais adversas, focada mais em avaliar o desempenho dos participantes e pôr em prova homens e máquinas diante de obstáculos.

Reunindo competidores de vários países, com culturas, línguas, hábitos e costumes diferentes para o mesmo objetivo.

Este objetivo não era ser o primeiro, mas sim provar a si mesmo que se conseguiam vencer os desafios impostos durante o caminho, fossem eles físicos ou psicológicos. Só o fato de fazer parte de umas das várias equipas participantes já era motivo de orgulho, visto que as provas de seleção eram bastante exigentes. A boa preparação física e psicológica de cada participante seriam condições fundamentais para superar os obstáculos impostos pela organização.

Cada evento foi realizado num lugar diferente do mundo, aproveitando-se assim as características próprias de cada local e sempre melhorando a cada edição.

Mas a estreia do Camel Trophy foi muito diferente daquilo em que se tornou, nos anos seguintes. Tudo começou em 1980, com uma aventura de 6 alemães, no Brasil. Os veículos utilizados foram os nossos Jeep Willys, na época já fabricados pela Ford. Apesar de ser já bastante exigente, para a época, não se compara aos requisitos logísticos e mediatismo das últimas edições. Estas contaram com a participação de 20 equipes (cada uma delas representando um país), de 2 elementos cada, a quem se juntavam diversos elementos da organização e membros da comunicação social, em viaturas de apoio. A partir da segunda edição o Land Rover passou a ser o veículo oficial do evento.

É importante referir que os participantes de todos estes eventos eram amadores. Talvez precisamente por esta razão, o número de candidatos aumentasse a cada ano. Abandonar a rotina do dia-a-dia por 3 semanas, para viver uma aventura sem paralelo, que marca inevitavelmente uma vida, é um apelo demasiado forte para ignorar. Cada país participante recebia as inscrições dos seus concorrentes nacionais, devendo escolher 4 elementos no final, após a realização de provas nacionais de seleção, que poderiam ter a duração de um dia a uma semana. Cada grupo de 4, representantes do seu país, iria depois participar nas provas de seleção finais, durante uma semana bastante exigente. Daqui, sairíam os 2 participantes oficiais de cada país.

O Camel Trophy foi realizado de 1980 a 2000, com as seguintes edições:

1980 - Transamazonica
1981 - Sumatra
1982 - Papua New Guinea
1983 - Zaire
1984 - Brazil
1985 - Borneo
1986 - Australia
1987 - Madagascar
1988 - Sulawesi
1989 - The Amazon
1990 - Baikal-USSR
1991 - Tanzania/Burundi
1992 - Guyana
1993 - Sabah-Malaysia
1994 - Argentina/Paraguay/Chile
1995 - Mundo Maya
1996 - Kalimantan
1997 - Mongolia
1998 - Tierra Del Fuego
1999 - Peru
2000 - Tonga/Samoa


Confira a história de cada edição, os veículos usados e vídeos das competições em:
www.cameltrophyportugal.com
www.cameltrophy.com.br
 






 Fonte: Camel Trophy Portugal
 Fotos: Divulgação
 
  Outras matérias:
 . O Hummer
 . Butler, o lar do Jeep
 . Rural e Pick-up Willys
  Ver todas as matérias
  Veja as melhores ofertas de LAND ROVER aqui no Só4x4 !



 

 
|
|
 
Direitos reservados - Só4x4