|
|
Loja
 
 
   Enviar matéria por e-mail   Versão p/ impressão  
O Hummer
De uso militar ou passeio, considerado por muitos o melhor 4x4 do mundo.

 Hummer H1

Em 1979 o exército dos Estados Unidos precisava de um veículo robusto, de múltiplo uso e alta mobilidade e que suportasse as condições climáticas mais serevas. Começava a surgir o High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV) ou simplesmente Hum-Vee.

Em julho de 1980, o Hummer, protótipo M998 Series, foi testado no deserto de Nevada. Menos de um ano depois foi designado para algumas operações. Por sua largura privilegiada, se tornaram muito úteis para carregar armas, tropas e também como ambulâncias.

Em 1981, o exército americano assinou um contrato com a AM General para que mais veículos fossem entregues, comprovando que as rigorosas expectativas do exército norte-americano foram atingidas pela empresa.

Em 1991, nada menos que 150.000 veículos haviam sido vendidos ao exército. Por todos esses anos, o veículo, apelidado de Humvee pelos soldados, provou ser um valioso recurso no arsenal militar. Sua atuação na Guerra do Golfo, onde cerca de 20 mil veículos foram utilizados, deu-lhe projeção mundial. O sucesso na área militar estava concretizado. Era o momento de tirar proveito desse sucesso. A empresa então iniciou o trabalho de design do Hummer voltado para o mercado civil, anunciando oficialmente no ano seguinte a intenção de comercializar o modelo para o público, com o nome de Hummer.

Em 1992 era entregue para um civil o primeiro Hummer, com designer mais urbano e luxuoso, dando início à produção em série do modelo. Um dos primeiros clientes da marca foi o ator Arnold Schwarzenegger. No ano seguinte o modelo começou a ser distribuído e vendido através de uma rede de concessionárias. Nesta época eram produzidos pouco mais de 600 unidades por ano.

A General Motors adquiriu a marca Hummer em 1999, trocando o nome do modelo para Hummer H1. Rapidamente a marca ganhou novas versões e conquistou clientes famosos como o jogador de basquete Lebron James, Hugh Hefner, fundador da revista Playboy, o tenista André Agassi, o boxeador Mike Tyson, o escritor Tom Clancy, o ator Eric Estrada, o empresário Ted Turner, o promotor de boxe Don King, entre outras celebridades.

Apesar de suas 3.1 toneladas, a força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8, 6.5 turbo diesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm. O câmbio é automático de quatro marchas, com tração integral permanente. O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Seus 40.6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro fazem com que o Hummer vença qualquer obstáculo.
 

 Hummer H2


 Hummer H3


 Hummer Humvee Militar

 Fotos: Divulgação
 
  Outras matérias:
 . Camel Trophy
 . Butler, o lar do Jeep
 . Rural e Pick-up Willys
  Ver todas as matérias
  Veja as melhores ofertas de HUMMER aqui no Só4x4 !



 

 
|
|
 
Direitos reservados - Só4x4